Print Friendly and PDF

quarta-feira, 22 de abril de 2015

A vontade de Deus

A Vontade de Deus Individual ou Específica para nossas Vidas, refere-se ao plano ou projeto que Deus tem para cada um de nós.
Um ex. é 1Co 1.1; 2Co 1.1; Ef 1.1; Cl 1.1; 2Tm 1.1 – em todas essas referências o apóstolo Paulo afirma ser apóstolo pela vontade de Deus.
Assim também somos nós, Deus tem um plano...
Em meu  ministério, já me deparei inúmeras vezes com pessoas em dúvida quanto a vontade de Deus para suas vidas. São decisões que precisam tomar, investimentos a fazer; qual será a melhor decisão? E se eu investir e não der certo? Afinal de contas, qual será a Vontade de Deus? Isso acontece porque nem todas as decisões que temos de tomar ou situações que enfrentamos são abordadas especificamente nas Escrituras.
Ex. 1: você está namorando e orando para que Deus lhe dê uma companheira para ser sua esposa; mas na Bíblia não diz: “case com Ana ou Leu”.
Ex. 2: Você tem um emprego em Maranhão, mas recebeu uma proposta de Goiás. Muitos fatores pesarão para sua decisão, mas você não encontrará nas Escrituras a resposta direta (deixe eu ver o que Deus tem a dizer aqui na Bíblia).
Sinceramente queremos que as decisões de nossas vidas sejam tomadas de acordo com a Vontade de Deus. Como seria maravilhoso que sempre que preciso tivéssemos Sua orientação específica diante de nós, afinal de contas não queremos perder o Melhor de Deus para nós. Mas não é bem assim que funciona.
 Portanto, que indicadores podemos seguir de que estamos fazendo a vontade de Deus?
 Onde podemos encontrar essa orientação?
Existem alguns pré-requisitos essenciais que podem nos ajudar a determinar a vontade de Deus: Primeiro e mais Importante... Você precisa ser Cristão (Rm 8.14 Pois todos que sois guiados...).
Quando recebemos Jesus como Salvador e Senhor de nossas vidas, o Espírito Santo passa a habitar em nossas vidas. Entre outras coisas Ele está ali para nos conduzir à vontade de Deus. Apenas o cristão tem a presença interior do Espírito Santo, e precisamos dessa ajuda interna se desejamos seguir a vontade de Deus.
 Agir com Sabedoria (Ef 5.15-17) No capítulo 4 de Efésios Paulo instrui os cristãos quanto à unidade da fé. Os Vers 1-6 apontam para somente um corpo, um Espírito, um só Senhor, uma só fé, um só batismo e um só Deus e Pai de todos. Os Vers. 7-16 apresentam o ministério e serviço dos santos que Deus designou tendo em vista o aperfeiçoamento dos Santos. Nos Vers. 17-24 Paulo apresenta um contraste entre a santidade da vida cristã e a depravação da vida dos incrédulos. O cristão deve despojar-se do velho homem e revestir-se de um novo homem criado segundo Deus.
Nos Vers. 25-5.2 Por consequência desse revestir-se, os cristãos deveriam: deixar certas práticas: a mentira, não deixar que a ira os dominasse, não dar lugar ao diabo, não furtar, não pronunciar palavras torpes, não entristecer o Espírito Santo e não andar amargurado; antes deviam ser benignos uns para com os outros, perdoando assim com Deus em Cristo os perdoou, deviam pois ser imitadores de Deus.
Nos Vers 3-14 Paulo expõe determinadas práticas que não deveriam sequer serem nomeadas entre os Santos; a fim de não serem participantes ou cúmplices com eles. No vers. 15-16 Paulo então exorta os efésios a andarem prudentemente como sábios, aproveitando o tempo porque os dias são maus. Pelo fato dos dias serem maus, os cristãos deveriam procurar compreender a vontade de Deus para suas vidas. Paulo classifica a ausência desse entendimento de insensatez.
Quando não procuramos entender a vontade de Deus para nossas vidas, estamos sendo insensatos. Alguns levam suas vidas na filosofia daquela música – “deixa a vida me levar, vida leva eu”. O cristão deve estar em constante busca de direcionamento para sua vida em Deus. Mas como Deus revela Sua vontade para nós, ou Como Deus nos guia através de Sua vontade hoje? Deus nos guia através de Sua Palavra (Sl 119.105) Deus nos guia através de um direcionamento interior do Espírito Santo
Tem-se aqui um sentimento inexplicável, só sabe quem passa. Nem sempre esse direcionamento produz total bem-estar; mas nos impulsiona de forma mais forte que uma escolha contrária. Se tomamos uma posição que não é da vontade do Senhor, o espírito Santo fica incomodando por dentro.
Planeje, não há nada de errado nisso. Analise as circunstâncias, veja os prós e contras. Todavia esteja sensível ao calmo e suave direcionamento de Deus; e esteja aberto a seguir o direcionamento do Espírito mesmo que não seja o que você desejaria (Sl 32.8).

sábado, 18 de abril de 2015

TEMEI A DEUS



"Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis." Dt 13.4;
"vós que temeis o SENHOR, louvai-o; glorificai-o, vós todos, descendência de Jacó; reverenciai-o, vós todos, posteridade de Israel" Sl 22.23;
"De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem." Ec 12.13 e
"Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei." 1Pe 2.17.


É extremamente importante na vida do Santo, verdadeiramente, indispensável.
A Bíblia apresenta uma série de texto que versa sobre o tema. Inclusive Salomão de forma didática ensina em Provérbios  como deve ser o proceder do homem para conhecer o significado de temer a Deus e ainda, como alcançá-la. Pv 2.3-5 ("e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus.")
Deus é o autor deste sentimento e Ele mesmo colocou nos corações dos seus escolhidos ("Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos. Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim." Jr 32.39,40), é uma prática que deve ser desenvolvida no dia-a-dia. Jamais se deve esquecer que a Ele seja o temor. ("Ao SENHOR dos Exércitos, a ele santificai; seja ele o vosso temor, seja ele o vosso espanto." Is 8.13)
Temer, reverenciar ou respeitar ao Senhor implica inicialmente em odiar o mal ("O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço." Pv 8.13). É virar-se contra o pecado, deixando nascer dentro do coração uma sensibilidade ao Espírito Santo, grande o suficiente para dizer não aos apelos da carne e à voz do maligno.