Print Friendly and PDF

sábado, 31 de janeiro de 2015

JUNTOS SOMOS MELHORES

(Sermão do meu esposo Pedro Ferreira Lima Junior)
Hoje foi o nosso primeiro encontro de casais de 2015 e foi maravilhoso
JUNTOS SOMOS MELHORES – Ec 4:9,10
Introdução.
Quando uma pessoa decide andar sozinha, ela se torna mais vulnerável as dúvidas, desistência e aos ataques em suas emoções e convicções.
Quando alguém decide andar ao lado de outros, ele se torna mais forte diante das adversidades e mais sensível à necessidade do próximo. Apesar de ser um principio a geral, serve também para o relacionamento conjugal, por isso disse Deus; “...Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” Dentro também de um principio geral, Deus instituiu o casamento para promover relacionamentos sadios.
Com a salvação vem um presente ainda melhor nesse relacionamento, o  desenvolvimento de uma fé viva e frutífera. No casamento, aquilo que parece difícil de enfrentar e vencer pode se tornar possível, pois, JUNTOS SOMOS MELHORES!
Meditaremos hoje em
I - JUNTOS ADORAMOS MELHOR! Jo 4:23,24
De acordo com as Escrituras
·        Adoração envolve o prostrar-se reconhecendo o senhorio de Deus, e ao mesmo tempo levantando nossas cabeças a Deus, louvando-o proclamando alegremente por quem Ele é e o que tem feito por nós.
·        Adorar é celebrar com muita satisfação e focar o sentimento em Deus com dedicação, entendimento, com força, de todo o nosso coração. Adorar só a Deus.
Na Bíblia, temos muitos exemplos de adoração. (Êx 34.8); (SI 95.6);  (2 Cr 7.3); (Ap 4.10).
·        É verdade que Deus está sempre conosco, mas há um sentido em sua presença, único e poderoso, que só pode ser desfrutado quando estamos junto, desenvolvendo um relacionamento espiritualmente sadio no casamento.
·        O fato de adorarmos juntos nos ajuda a enxergarmos além de nós mesmos e de nossos problemas, por que olhamos para Cristo que é o autor e consumador de nossa fé. Sem essa atitude sucumbiremos aos problemas afundamos. Pedro olhou para Jesus e com toda ousadia pediu para andar na água, tal qual foi o seu medo que quase afundou.
·        Por que será que Pedro quase afundou? “medo”. Pedro indiretamente limitou  o poder de Deus e isso não foi bom pra ele e nem é para nós.
·        Quando temos medo de enfrentar os desafios estamos desconfiando de nosso Deus, desconfiando da promessa que ele fez de nunca nos deixar a sós (Mt 28:19b). Deus está sempre conosco, mas há um sentido em sua presença, único e poderoso, que só pode ser desfrutado quando estamos em comunhão com Deus e com o nosso próximo em primazia, “ o cônjuge.
·        O casal que tem os olhos na obra fica longe de conflitos e prontos para superar os desafios. Adorar em comunhão aumenta nossa alegria, amplia nossas perspectivas, ajuda-nos a sentir a presença de Deus dia a dia. Um casal crente já é uma igreja, se tem filhos no Senhor é uma igreja em desenvolvimento. Jesus disse: “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. Mt 18:20.
II - JUNTOS SERVIMOS MELHOR! Js 24:15
·        Na experiência de Josué descobrimos que precisamos ser determinados para servir a Deus como família. Daí entendemos que a determinação envolve dois fatores:
1.   Submissão acompanhada com amor, integridade, sinceridade, lançando fora os deuses estranhos ( Js 24.14).
2.   Urgência com decisão, reconhecendo que unicamente o Senhor Deus, deve ser servido e honrado pelo que Ele é e pelo que Ele faz ( Js 24.15). Precisamos desenvolver a consciência de determinação em buscar ao Senhor, em a família.
·        Há mais benefícios em servir juntos a Deus, do que sozinhos: (Ec 4:9,10),  Esse texto bem retrata os efeitos de um casamento ideal para um servo de Deus, onde há cuidado espiritual mútuo, edificação e o resultado não gera dúvidas. Deus planejou que o servíssemos juntos. Juntos  compensamos as deficiências um do outro, somos mais eficazes, multiplicamos nosso desempenho, podemos enfrentar problemas maiores, e conseguimos sustentar uns aos outros quando estamos cansados ou desanimados.
Uma família que serve ao Senhor tem como fundamentos a própria palavra de Deus. Por isso, juntos somos melhores.
III - JUNTOS TEMOS MELHOR COMUNHÃO! Gn 2:24
·        Na atualidade, tanto o homem quanto a mulher buscam independência pessoal dos seus progenitores. Com isso, o relacionamento no casamento tem o sentido de começar algo novo sem a interferência de ninguém. É a chamada independência pessoal. Porém, independência pessoal e casamento não caminham juntos (Pv 18: 1). Sem sabedoria no dia-a-dia da vida conjugal, as dificuldades serão mais difíceis de serem superadas. Por isso, os dois precisam dar o sentido bíblico à união conjugal e saber compartilhar esse novo relacionamento.  
              A expressão "Não é bom que o homem esteja só" (Gn 2:18). Nos mostra uma verdade interessante, que para chegar a essa verdade precisamos entender que:
·        Deus ainda não tinha criado a mulher quando falou isso.
·        E interessante que Deus disse que Adão estava só, mesmo ele tendo a companhia do Senhor. Pois, o criador estava com ele todos os dias no paraíso. Adão possuía alguém acima dele, o qual era o seu criador; Adão tinha os animais ao seu lado, mas não possuía ninguém ao lado dele. E nesse sentido Adão estava sozinho! Deus é solidário com o homem.
·        A realidade é: "Pessoas precisam de Deus. Mas também pessoas precisam de pessoas". É pó isso que Deus instituiu a família. Pois, precisamos dela! Por isso importa que o nosso relacionamento seja firme. Hoje nos dias hodiernos existem muitos lares desestruturados, por falta de um relacionamento firme.
·        A Bíblia diz que fomos criados para comunhão.  Deus em sua rica sabedoria criou o homem para ser sociável, principalmente no relacionamento conjugal. Deus nos deu os nossos sentidos e com eles uma mente, entre outras coisas e nos conformando a Cristo nos fez parte dele “Corpo de Cristo”... Assim pertencemos uns aos outros e cada um precisa de todos os demais. Romanos12.5b.
·        No casamento essa comunhão extreita-se a dois “ os cônjuges” “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula (Hb 13:4). Obviamente não é possível ter comunhão sozinho! São necessárias pelo menos duas pessoas. Deus nos fez homem e mulher e uniu alguns através do matrimônio. Um casamento cristão significa a união de forças, de zelo, de cuidados em prol de uma vida cristã mais refinada
·        Comunhão é algo que precisamos aprender.
·        Tem que ser intencionalmente cultivada. O que significa cultivar uma vida em comum? Na Bíblia, a palavra grega para comunhão é Koinonia. Significa estar comprometido mutuamente, como estamos com Jesus Cristo. Como podemos desenvolver uma comunhão mais profunda?
1 - Admitindo nossas necessidades um do outro.
2 - Apoiando um ao outro.
3 - Respeitando um ao outro.
4 - Sendo paciente um com o outro.
5 - Encorajando um ao outro.
Ao buscar a comunhão juntos nos fortalecemos “Se um cair, o outro pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” Eclesiastes 4:10
 A comunhão no casamento é assim devemos andar juntos e principalmente compartilhar de todos os momentos bons ou ruins que a vida proporciona
Conclusão.
Portanto amados, Casamento é um compromisso a dois que requer companheirismo, disposição em compreender um ao outro, força nos momentos difíceis e muita união. Por isso, o matrimônio é uma comunidade de vida e de amor para sempre, onde os cônjuges se ajudam e se completam.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

QUEM É O SEU MESTRE

Apesar de muitos se identificarem como cristão, vale apena analisar de maneira bíblica o conceito de cristão.

O que é um "cristão"?

Alguém que possui membresia em uma igreja na terra? Não.

Alguém que afirma um credo ortodoxo? Não.

Alguém que adota certo modo de conduta? Não.

Então, o que é um cristão?

A bíblia nos ensina que um cristão é  alguém que renunciou o "eu" e recebeu a Cristo Jesus como Senhor (Cl 2.6).

Esse alguém passou por uma transformação aos olhos de Deus.  

O verdadeiro cristão é alguém que tomou sobre si o jugo de Cristo e aprende a cada dia dEle, que é "manso e humilde de coração" (Mt 11.29).

O verdadeiro cristão é alguém que foi chamado à comunhão do Filho de Deus, "Jesus Cristo, nosso Senhor" (l Co 1.9). Comunhão esta, em sua obediência e sofrimento agora; Porém, em sua recompensa e glória no futuro eterno.

O seu sangue foi o preço pela nossa liberdade nEle, pertencemos a Cristo e devemos nos humilhar ao seu Senhorio. Não existe tal coisa como o pertencer a Cristo e viver para satisfazer o "eu". Ele díz que "Qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo" (Lc 14.27).

O discípulo é alguém que segue o seu mestre. A quem você vive seguindo? Quem é o seu mestre?


sábado, 17 de janeiro de 2015

BRILHE COM MODÉSTIA


Bom Dia a todos.
Hoje venho compartilhar um pensamento do apostolo Paulo.Escrito no livro de Romanos 12:3 
Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

Depois de Jesus, Paulo deve ser a pessoa mais influente na história da fé cristã. A conversão de um inimigo zeloso dos cristãos para um advogado incansável do evangelho, se classifica entre uma das histórias mais dramáticas das escrituras. Seus anos de ministério o levaram a inúmeras cidades na Ásia Menor e na Europa. Ele também escreveu treze cartas que estão incluídas no Novo Testamento. Apesar de ter nascido em Tarso, Paulo testifica que cresceu em Jerusalém e que estudou sob a tutela de Gamaliel (Atos 22:3). Não é muito claro quando que Paulo chegou a Jerusalém, mas é provável que ele tenha começado os seus estudos rabínicos entre seus 13 e 20 anos.Logo sabemos quão culto Paulo era, e o quão submisso a vontade de  Deus por amor a Cristo ele se tornou. O preso do Senhor faz de toda a sua vida um hino de gratidão a Deus e sua sabedoria é espalhada chegando até nos.
Li essa estória da tartaruga e pensei em muitos cristãos que vejo hoje em dia que se acham sabias demais, mas não sabem repartir o que sabem, por se orgulharem demais, por cobrarem demais, por se sentirem os donos da verdade...Leia sobre a sabe tudo... 
A SABE TUDO
Sabe-tudo era o apelido pelo qual todos os habitantes do bosque conheciam a tartaruga. Quem tivesse algum problema a resolver ou dúvida para esclarecer era só ir à casinha da
Sabe-tudo, para ver seu caso resolvido. Para dizer a verdade, a tartaruga passava as suas horas livres consultando livros e enciclopédias. Interessava-se por todos os temas existentes e por existir. Que curiosidade insaciável tinha ela!
- Desculpe-me, tartaruga, mas eu estava interessada em conhecer a ilha de Ceilão e... Diz timidamente a raposa.
- ... E não consegue encontrar a resposta, não é verdade? Bem, não se preocupe que já lhe explico, querida amiga, responde a tartaruga, com sua tradicional amabilidade. Vejamos. A ilha de Ceilão está situada no Oceano Índico, ao sul da Península Indostânica ou da atual Índia. Esclarecida a dúvida?
- Oh, obrigada, obrigada, Sabe... Quer dizer, amiga tartaruga! Responde embaraçada a raposa.
A Sabe-tudo sorri compreensiva. É claro que conhece o apelido que os seus vizinhos lhe puseram. Isso não a incomoda, pois adivinha o sentimento de admiração que se esconde por trás dela.

Os anos passam e os conhecimentos da tartaruga tornam-se imensos, a tal ponto que ela começa a tornar-se exigente e crítica com os seus vizinhos. Com mania de perfeição, torna insuportável a vida dos outros. De uma amiga brilhante e admirada por todos converte-se em uma criatura amarga e insatisfeita que, além disso, recebe a hostilidade de quem a rodeia.

A modéstia é uma virtude muito necessária, sobretudo para aqueles superdotados, que se destacam pelo seu próprio brilho. Sem a modéstia, o conhecimento é inútil, pois não será repartido com os outros que o têm em menor quantidade.

Romanos 12:3 Por causa da bondade de Deus para comigo, me chamando para ser apóstolo, eu digo a todos vocês que não se achem melhores do que realmente são. Pelo contrário, pensem com humildade a respeito de vocês mesmos, e cada um julgue a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu. 


Não deixe seu orgulho ofuscar o seu brilho.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

SONDA-ME

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” (Salmos 139:23-24)
Sem dúvida o salmo 139 é um dos mais fascinantes da bíblia, ao longo dele o cantor sagrado se ocupa em falar sobre como é tremenda onisciência de Deus, de como ele nos conhece perfeitamente, não só por fora com também por dentro. Ele fala de uma tal ciência que nós é maravilhosíssima, pois por mais que os homens nos julguem pela impressão que tem de nós, o Senhor conhece todos os nossos caminhos.
Agora nos últimos dois versículos o salmista faz uma petição ao Deus que tão bem lhe conhece, para que ele o guie no caminho da vida eterna. Depois de reconhecer que Deus tem poder para nos sondar o mais profundo do ser, o salmista suplica para que o Senhor faça isto com ele, a fim de verificar se há nele “algum caminho mau” que pudesse ser corrigido. Esta sem duvida é a atitude que Deus espera de cada um dos que o buscam, que estejam dispostos a lutar para arrancar de suas vidas qualquer “caminho mau”.
Como o Criador bendito conhece perfeitamente a nossa estrutura, então ele não exige de nós um completo estado de santidade enquanto ainda estamos nesta vida, porém, só aquele que tiver uma verdadeira fome pela santificação poderá, de fato, vê-lo face a face: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;”(Hebreus 12:14).
O servo do Senhor lhe roga para que ele lhe conheça o coração e lhe prove e conheça os pensamentos, pois é aquilo que está no nosso coração e na nossa mente que determinará as nossas atitudes. Nós usamos como base para decidir sobre nossas constantes escolhas, aquilo que há armazenado dentro de nós. Dai a necessidade de nos enchermos da infalível Palavra de Deus: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Salmos 119:11).
O desejo de Deus é que nós sejamos uma casa para sua palavra, uma casa onde ela habite com abundância “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria...” (Colossenses 3:16).
“Coração” e “pensamentos” falam respectivamente de emoção e razão, o servo do Senhor não pode ser nem só um, nem só o outro, mas um equilíbrio entre ambos. E, por sua vez, ambos devem está totalmente subordinados a vontade soberana de Deus.
E por fim, o servo do Senhor revela qual é a sua maior preocupação: “guia-me pelo caminho eterno”. Os que não conhecem verdadeiramente a Deus estão presos nos caminhos passageiros desta vida, os que enxergaram o seu reino estão com os olhos fixos no caminho eterno.
Sonda ó Deus os meus sentimentos e emoções, sonda o meu intelecto e razão, e me faz conhecer se há em mim algum caminho que não te agrada. Caso haja, ó Deus, me livre dele e me guie pelo seu caminho da vida eterna.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Feliz 2015


"Até à vossa velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei. " (Isaías 46.4)
Como é inseguro o ano que está à nossa frente! Insegurança nos torna inquietos e nervosos. Quantas coisas poderão nos acontecer! Você deseja estar eternamente seguro? Então esteja disposto a aceitar e cumprir as duas condições que a Bíblia impõe para isso. A primeira é: "...o que me der ouvidos habitará seguro", e a outra é: "Quem anda em integridade anda seguro". Dar ouvidos ao que Deus diz é estar disposto a seguir a Jesus a qualquer preço. E você é íntegro aos olhos de Deus quando crê no poder purificador do sangue de Jesus e aceita o perdão dos pecados em arrependimento sincero.
Talvez você se pergunte angustiado: "O que será que espera por mim neste ano que está pela frente?" Mas, tão logo você começar a reconhecer o poder sustentador de Jesus, suas rugas de preocupação começarão a desaparecer. O que foi que Ele carregou? (1) Uma coroa de espinhos, (2) a cruz, e (3) o pecado do mundo. O que Ele carrega agora? O mundo todo em Seus ombros. E o que mais Ele carrega? Você! Ele o carrega em Seus braços! Então, por que você ainda se preocupa?